Manoel Mauricio Freire de macedo

24 de janeiro de 2013

UMA RELIQUIA CULTURAL A CAMINHO DA RUINAS







                                                         SOLAR DA MADALENA 
Em Macaíba há anos esse patrimônio Histórico e Cultural está aparentemente abandonado. Recentemente foi alugado a Prefeitura um prédio com nome Solar do Mourisco e foi reformado para funcionar um órgão da Secretaria de Saúde. Enquanto isso, o que é  realmente um referencial para Macaíba, segundo Otacílio Alecrim, Fundação José Augusto, Menerval Dantas, Câmara Cascudo, Eloí de Souza (estes escritores, foram todos frequentadores do Solar da Madalena),como também a grande Poeta Auta de Souza,Tavares de Lira,Henrique Castriciano de Souza Dr.Januário Cicco e muitos outros. Quase todos escritores  esses ai em seus livros,narram alguma coisa sobre esse casão da Madalena!  
Não existe um prédio,casarão aqui em macaíba, que tenha uma grande referencia Arquitetônica,politica, histórica e cultural igual como o Solar da Madalena. Se encontra hoje esquecido e o tempo destruindo ele! Menos mal, porque o que está escrito, esse o tempo não consegue destruir o que escreveram sobre ele não! 

Eu não entendo  porque o atual  Secretário de cultura,que alias ele já está ai uns doze anos como secretario, e  nunca deu importância a um patrimônio tão importante para nossa cidade. Já que ele está respondendo pela pasta há doze anos (Mistério). Já para ele tem conversado com esses prefeitos desde do primeiro mandato dele como secretário. Vou lhe dar umas sugestões aqui de como o Sr. deve conversar com o medico. Exemplo: Sr. Prefeito, vamos desapropriar a bem da comunidade (para isso já existe uma lei) ou comprar e fazer uma grande  reforma no Solar da Madalena, que é uma grande Relíquia Arquitetônica, Histórica e Cultural de Macaíba, além de ser um dos principais pontos turístico do Município. Vamos recuar o muro  ao seu local de origem e fazer novamente em estilo colonial, como era no passado. Como menciona  o escritor Otacílo Alecrim em seu livro PROVÍNCIA SUBMERSA. Depois poderia  funcionar qualquer Secretaria no casarão. Sr. Secretário, o sr já imaginou se  Prefeito concordasse co m essas sugestões do Sr? Se  isso chegasse a realmente acontecer, esse Casarão todo reformado e Iluminado à noite? Ai  nós Macaibenses teríamos de fato mais um ponto turístico a altura de ser visitado. Isso sim, seria resgatar a história e a preservação do Patrimônio Histórico Cultural. Como esses políticos que estão ai á 20 anos, nunca ligaram pra esse negocio de preservar o que de fato é importante de quem deu quase origem a essa cidade e funciona tudo ao contrario, vamos esperar o quer? Alias, entraram uns novos políticos aqui há uns dois meses atrás. Sabem qual foi o primeiro projeto de um deles?  Resgatar um bloco de carnaval de rua e particular! 

Quem ganharia com isso, sr secretário MARCELO AUGUSTO? A cidade de um modo geral, o gestor Público, incluindo o Sr. também. É para isso que serve um Secretário de Cultura, incentivar a Cultura e preservar o que faz parte da História da Cidade. Desculpe, Sr. Secretário foi só uma ideia minha. Mas que o Sr. Secretário  deveria tem dado alguma opinião a sua maneira de pensar mesmo há alguns atras, de pelo menos alugar o casarão e dar uma pinturinha nos muros e não precisava ser a tinta não, a Cal mesmo! É quer os muros  estão ficando preto devido a tanta sujeira. Isso o Sr. podia.

É claro, que eu sei, que a lei não permite investimentos Público em bens que sejam privados, mesmo que esses bens tenham sido tombados pela União, Estado ou Município. Quando um imóvel é tombado ele deixa de pagar o I.P.T.U (Imposto Predial Territorial Urbano), caso exista dividas em atraso ela é zerada. É responsabilidade do  proprietário  zelar pelo prédio. Não é o que está ocorrendo aqui com o casarão.

Eu particularmente, acho que este casarão já deveria há muitos anos  ter sido desapropriado, ou comprado pelo poder público, já que eles alugam vários prédios para funcionar umas tais Secretarias, com o preço muito acima do mercado. Se tivesse desapropriado ou comprado, hoje o patrimônio estaria preservado e era uma economia para o Município.

O casarão está  localizado no centro da Cidade, na rua Cel. Maurício Freire (Pernambuquinho), onde de vez em quando é visitado, eles reclamam do aparente abondono e diz que o Poder Público era quem deveria tomar conta do Solar. A rua citada,  o fluxo de véiculos é bastante intenso, passam em média 1.500 véiculos por dia, inclusive de outros Estados, eles devem levar uma mal impressão da nossa cidade.

O Solar da Madalena é uma testemunha do passado Histórico de Macaíba, é uma edificação em estilo neoclássico, onde  passaram aqueles que seriam grandes vultos Históricos da politica de Macaíba e do Rio Grande do Norte. Pessoas ilustres que nasceram, viveram e morreram ali! Segundo o escritor  Menerval Dantas em seu livro Guinada Politica-Sonhos e reminiscências. O grande líder de macaíba na época  MAURICIO FREIRE, Teria dito numa reunião com vários políticos do estado, no Solar da madalena:  "Só aceito para mim, se primeiro for também bom para Macaíba". Mais que  respeito a um passado glorioso, o trabalho de preservação  Histórica do patrimônio  para gerações futuras. Hoje é o contrario: Tem que servir primeiro para os políticos. Ou seja: O que serve para macaíba não vem, porque não é bom para Fernando cunha.

O que não pode é deixar um importante patrimônio Arquitetônico, cultural e histórico, além de ser um ponto turístico da cidade caminhando rumo a ruínas e que está precisando urgentemente de uma ação do poder Público.

Incentivo a cultura aqui em Macaíba eu só vi mesmo na época em que a prefeita era Odiléia Mesquita, onde ela  chegou a promover vários eventos como a colônia de férias o Festim (festival de teatro infantil). , que fazia parte todo ano do calendário cultural da cidade. Quando chegava aquele mês do ano (não lembro qual) eram tantas crianças caminhando pelo centro da cidade em direção  ao Pax club (Centro de convivência), para assistirem as peças teatrais. Hoje, a Secretaria de Cultura deveria pelo menos fazer um contrato   todo ano com o circo do Facilita. Circo é diversão, teatro e também é cultura. Matéria publicada em Novembro de 2009
                                        Manoel Mauricio Freire de Macedo
                                                         Autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário