Manoel Mauricio Freire de macedo

5 de janeiro de 2013

ALBERTO FREDERICO DE ALBQUERQUE MARANHÃO

Nascido em 02 de Outubro de 1872.Natural de Macaíba - RN. Décimo terceiro filho de Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão e Feliciana Pedroza de Albuquerque Maranhão. Eram seus irmãos: Fabricio, Maria da Silva, Barreto Filho, Ignês Augusta, Sérgio Pantaleão, Adelino Augusto, Augusto Severo, Cândida, Joaquim gêmeo Cipão com Luiz Carlos, D. Amélia Augusta, Áurea Justa.
Formou-se em Direito aos 20 (vinte) anos de idade pela Faculdade de Ciencias jurídicas e sociais de Pernambuco, no dia 08 de Dezembro de 1982.Casou com uma dona Ignês Paes Barreto, com teve cinco filhos: Laura, Judite, Juvino, Cleanto e Caio.
Foi Promotor em Macaíba Secretário e também na Administração de Pedro Velho em 1892.Em 1898 foi Nomeado Procurador Geral do Estado permanecendo até 1899 quando foi Nomeado Governador do Estado para seu primeiro mandato aos 27 (vinte e sete) anos de idade, que permaneceu de carga entre 1900 a 1904.
Participou do "Congresso Literário", que mantinha o jornal "A Tribuna", fundou junto com outros companheiros o "Grêmio Polymathico e foi diretor do jornal" A República ".

Em 24 (vinte e quatro) de março de 1904 Inaugurou o Teatro Carlos Gomes (atual Alberto Maranhão). E em 1912 foi reinaugurado após uma reforma.
1908; assumi novamente o cargo de Governador do Estado do Rio Grande do Norte, realizando importantes feitos, como tais, uma criação do Conservatório de Música, com a construção do Hospital Juvino Barreto (atual Hospital Onofre Lopes), a Casa de Detenção da asilion eo Mendicidade. Foi o responsável pela implantação da luz elétrica em Natal e também pela fundação da Escola Normal, em 03 de Maio de 1908.Alberto de Albuquerque Maranhão faleceu no dia 01 de Feverero de 1944 em Angra dos Reis-RJ.
FONTE: Manoel Maurício Freire - Pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário