Manoel Mauricio Freire de macedo

17 de janeiro de 2013

DOM JOAQUIM DE ALMEIDA: PRIMEIRO BISPO DO RIO GRANDE DO NORTE

                                                                        
 Dom Joaquim de Almeida de Macedo nasceu em Goianinha em 17.08.1868.Fez o curso secundário o Colégio diocesano de Olinda,Pernambuco e ordenou-se em Fortaleza(1894).celebrou sua primeira missa na igreja de nossa senhora dos prazeres padroeira de sua terra,naquele mesmo ano Professor,Diretor espiritual e reitor do seminário da Paraíba,Monsenhor(1904),sagrado bispo nomeado para diocese em 15.06.1911 e ai permaneceu até 1915,afastando-se por motivo de saúde.Foi Dom Joaquim de Macedo o primeiro Bispo de Natal,retornaria para o trabalho na Paraíba e em Pernambuco e em 1944 voltou a Goianinha e celebrou a missa comemorativa dos seus 50(cinquenta) anos de seus apostolo.Depois passou a residir em Macaiba com sua irmã Ana Corsino de Macedo, lá também morava um sobrinho seu Antonio Almeida de Macedo(avô deste blogueiro)era proprietário da fazenda MACEDO na estrada de Pajuçara e grande criador de gado.Aos Domingos Dom Joaquim de Almeida costumava celebrar missa na capela da Soledade na Rua Cel Mauricio Freire e também na capela São José no Barro vermelho.Dom Joaquim faleceu no dia 30 de Março de 1947,na rua Cel. Mauricio Freire,121,em Macaíba-RN,FONTE PERSONALIDADES HISTÓRICA DO RIO GRANDE DO NORTE,DURANTE OS SÉCULOS - XVI A XIX. LIVRO. Fundação José Augusto.Meu tio avô

                                                                

Casa onde morou e faleceu D.Joaquim de Almeida de Macedo,na Rua Cel. Mauricio Freire,121,Macaiba.  "ACEITAR A VONTADE DE DEUS É O MAIOR BEM DA VIDA".                                                          

3 comentários:

  1. Olá Manuel sou João Almeida e estou pesquisando sobre a minha família paterna " Almeida" cujo a qual não tenho nenhuma noticia o que sei é que meu pai nasceu lá. Ele faleceu em 1974 eu tinha dois anos de idade, por isso estou vasculhando tudo sobre os Almeida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teu pai nasceu aonde? O nome do meu avó é Antonio almeida de macedomacedo

      Excluir
  2. M. Mauríco, Dom Antonio era avô do meu avô... Joaquim Almeida.

    ResponderExcluir