Manoel Mauricio Freire de macedo

25 de janeiro de 2013

A CASA DE CÂMARA CASCUDO.

Construida em 1900 pelo então industrial Afonso Saraiva de Albuquerque Maranhão. O Casarão fora adquirido pelo Desembargador José Teotonio Freire irmão do Lider Macaibense Manoel Mauricio Freire com pagamento de 8.000 (oito ) mil contos de réis,quando da transfêrencia de Afonso Saraiva,antigo proprietário, de Natal. A escritura pública da casa foi lavrada pelo tabelião miguel Leandro do nascimento em Natal na primeira década do século  XX. Nela também nasceu Dália Freire filha de Teotonio Freire e esposa de Luiz da Camara Cascudo. Este, com falecimento do sogro em 1944, passou a residir no imóvel.
A Casa de Cãmara Cascudo, onde o mesmo residiu por mais de 40 (quarenta) anos, foi edificada seguindo estilo neoclássico, sendo considerada patrimônio cultural de Natal e tombada a nível Estadual em 17 de Fevereiro de 1990.


"a herança cultural, que é portada através dos séculos, envolvem além dos bens naturais, os monumentos e as edificações que revelam as caracteristicas das diferentes fases vividas pelos grupos sociais".FONTE: M.M.F.M.- PESQUISADOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário