Manoel Mauricio Freire de macedo

15 de janeiro de 2013

CEL.MANOEL MAURICIO FREIRE X ESTEVAM MOURA.

 Na primeira metade do século passado, na margem esquerda do Rio Potengí , em territorio pertencente a São Gonçalo do Amarante, existia um povoado conhecido por "Juremal" que se destacava devido ao seu acentuado comércio,inclusive com feira dominical.
O pequeno lugarejo localizava-se bem próximo da margem do Rio Potengí,correndo sempre o risco de enchentes em época de inverno,como o que ocorreu em 1909, quando o povoado foi inundado. Temendo ameaça das águas, Bento Urbano de Araujo, morador e comerciante daquela localidade, resolveu pedir ao Chefe do juremal o Sr. Avelino Pinheiro, para mudar-se para um local mais afastado do Rio.Tendo o seu pedido negado, então o Sr. Bento Urbano foi falar com o Cel. Manoel Mauricio Freire,Chefe politico em Macaiba e Estevam Moura Chefe politico de São Gonçalo do Amarante, a resposta foi imediata" Vamos formar um povoado ao lado de Macaiba próximo ao Juremal".
Apesar da empolgação do Cel. Manoel Mauricio Freire,Bento Urbano de Araújo não quis tomar nenhuma decisão precipitada, fez uma consulta através de uma carta ao Padre"Padre Cicero do Juazeiro" de quem era devoto. A resposta chegou dias depois aprovado o projeto e sugerindo outro nome.O sugerido pelo Padre Cicero foi " São Paulo", por ser um cidadão Romano de grande bravura e virtudes, iriar combinar muito bem com o consentimento do Padre Cicero,Bento Urbano, resolveu aceitar a decisão do Cel. Mauricio Freire.
Decidido, em agosto do ano de 1911, deu inicio aos trabalhos de edificação do novo povoado de São Paulo,situado à margem direita do Rio Potengí.Pertencente ao Municipio de Macaiba.
Ao chegar ao novo povoamento,Bento Urbano de Araújo, instalou sua residência, construiu vários armazéns e começou a participar efetivamente do desenvolvimento da localidade trabalhando na implantação da Feira e encentivando seus amigos e antigos vizinhos e também se mudarem para São Paulo.
Foi com a empreendedora eo estilo animador de Bento Urbano de Araújo que a população se desenvolveu. Em janeiro de 1912, a tão sonhanda e anunciada feira e missa foram realizadas, o sucesso. Foi tanto que os estoques no comércio local quase acabaram. No mesmo ano Intendência de Macaiba reconheceu o núcleo populacional como povoado de São Paulo.O decreto 603 de 31 de dezmbro de 1938 elevou a condição de distrito com o nome de São Pauulo do potengí unindo a religiosidade do povo ao Rio que banhava o territorio.
No dia 30 de dezembro de 1943, través da lei 168, São Paulo do Potengí foi desmenbrado de Macaiba, tendo incorporado aos seus dominios parte das terras de São Gonçalo do Amarante que, pela mesma lei, foi extinto.FONTE:Site da Prefeitura de São Paulo do Potengí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário