Manoel Mauricio Freire de macedo

28 de janeiro de 2013

SOLAR DA MADALENA



Na década de 1910, O Governo do Estado contratava o mestre liberalino Cordeiro de Lima(1880-1950) Especialista em construções em "Art nouveau" para edificação da casa Sede do campo de demonstração do Jundiaí.
O Cel.Manoel Mauricio Freire (1863-1927), chefe politico situacionista por quase meio século em sua terra Macaíba, que tinha acesso às obras do Governo e maravilhado com estilo do futuro sobrado e desejou modificar sua casa sede da fazenda canavial, cujas terras estendiam-se da antiga Rua do Pernambuquinho, atualmente Rua Cel. Mauricio Freire até Pajussara.
Entre os anos de 1915 a 1917 foi construído o palacete substituído à antiga morada sob a supervisão do mestre Carneiro.Segundo, a Arquiteta Jeane Leite Nesi;trata-se de uma construção recuada nos limites laterais do imenso terreno onde está implantada e afastada do alinhamento da rua a apresenta uma fachada rebuscada cujas paredes externas encontra-se recobertas por decoração de massa.O Acesso principal na casa é feito pela fachada valorizada por uma pequena escadaria de alvenaria,que conduzia ao alpendre frontal da casa.
A Cem metros dali,Ficava o porto da Madalena alternativa de embarque em Macaiba,com a maré baixa. Não se sabe a origem do topônimo.Porém, O Casarão passou a se chamado de Sola da Madalena.
Após a construção do Solar da Madalena, o Cel. Mauricio Freire e sua esposa D. Constança Freire, reuniam todos os anos as Sociedades Natalenses e Macaibenses para a festa da colheita de jabuticaba produzidas na fazenda canavial. Festas essas que recebiam até Governadores.
Visitas ilustres que abrilhantavam os salões iluminados do Solar,Tais quais,Luiz da Câmara Cascudo,Casado com uma sobrinha do Cel. Mauricio Freire, D. Dália Freire Filha do Desembargador José Teotônio Freire,Dr. Otacilio Alecrim,Alberto Maranhão,Tavares de Lira,Auta de Souza,Henrique Castriciano de Souza,Entre outros.
Com o falecimento do Cel. Manoel Mauricio Freire,em 1927, A casa foi herdada por sua filha Isabel Freire casada com o comerciante politico Estevam Alves Dantas.Estes alugaram ao Sr.Aguinaldo Ferreira da Silva,Que foi criado pelo Cel. Mauricio Freire.Logo em seguida foi locatário Dr. Enock Garcia. Em 1955,Aguinaldo Ferreira comprou o Sitio de 3,6 hectares.Na década de 1980 o seu filho Jansen Leiros,Restaurou o Solar e seus Jardins.
O Belo Solar da Madalena foi tombado pelo patrimônio Histórico do Estado em 29 de Julho de 2002.Encontra-se em razoável estado de conservação,mantendo sua imponência e fazendo lembrar fausto em quer viviam às familias abastadas do periodo Áureo de Macaiba.
FONTE: JORNAL DE HOJE/NATAL-2003

Tombamento é a preservação de bens de valor cultural,arquitetônico,acontecimentos histôrico e afetivo para a população por meio de ato administrativo realizado pelo poder público, que determina que certos bens serão objetos de proteção especial.FONTE: M.M.F.M-Pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário