Manoel Mauricio Freire de macedo

8 de janeiro de 2013

MANOEL JOAQUIM FREIRE, O PATRIARCA DA FAMÍLIA FREIRE EM MACAIBA.

                                                                   
Manoel Joaquim Freire Júnior,natural da praia de Pirangi,nascido em 1834,filho de Manoel Joaquim Freire e Isabel Tereza de Jesus.Era comerciante em São José de Mipibu quando foi convidado por Fabrício Gomes Pedroza  a sua residência no povoado de Macaíba, onde ajudou na fundação da feira local, e estabeleceu seu comércio de ferragens.
Chegou a Macaíba já casado com Ignês Emiliana Freire,nascida em 1835 e falecida em Macaíba no dia 29 de Novembro de 1891, e com dois filhos. Também dois  irmãos seus acompanharam-no até Macaíba. Os registros cartórias nos apresentam os nomes de Trajano Augusto Freire,nascido em 1843 e casados com Emiliana Eulina Freire. Tiveram um único filho,Manoel Joaquim Freire Sobrinho,nascido em 1865 e falecido no 05 de julho de 1898. O outro mano era José Joaquim Freire,casado com Miguel Arcanjo Freire,nascido em 1861 e falecido em 20 de Fevereiro de 1908, em Macaíba,na casa do tio.
Buscando suas origens na cidade de São José  de Mipibu foi possível encontrar o registro do seu casamento na Matriz de Santana, de onde extraímos o seguinte:
Aos trés de maio de mil oitocentos e cinquenta e seis nesta matriz de S. Anna,feitas as Denunciações Canônicas, sem impedimento,precedendo confissão e exame de Doutrina; unir em Matrimônio e dei logo as benção Nupcias a MANOEL JOAQUIM FREIRE JUNIOR filho legitimo de Manoel Joaquim Freire e Isabel Thereza de Jesus,naturais da praia de Pirangi,Freguesia de Nossa Senhora do Ó de Papari, e morador nesta Cidade, com IGNÊZ EMILIANA DOS SANTOS,filha natural de Maria Francisca da Conceição,naturais desta Freguesia,onde moram nesta cidade: Foram testemunhas Tenente Coronel Trajano Leocádio de Medeiros Murta, e Antonio Manoel do Nascimento. De mandei fazer este assento,que assino. Gregório Ferreira Lustosa, Vigário Collado. ( Livro de casamentos da Paróquia de São José de Mipibu).
Possuía uma vasta propriedade denominada de "canavial"  e uma casa na rua da Cruz,centro de macaíba. Da propriedade original atualmente existem oito hectares,tendo sido o restante aproveitado para construção de dois Bairros residências e a estrada que liga Macaíba a comunidade de Pajussara , na vizinha cidade de São Gonçalo do Amarante.
Homem de posses foi nomeado major da guarda Nacional,no regimento sediado em Macaíba e comandado pelo Coronel Afonso Saraiva de Albuquerque Maranhão. Foi designado Presidente da Intendência Municipal de Macaíba em 21/101890 a maio de 1891 e de 04/10/92 a principio de 1893.
Sobre o falecimento do Major Manoel Joaquim Freire,em 10 de março de 1913,encontramos a seguinte nota publicada pelo jornal A republica na terça-feira, 11 de março de 1913: Telegramas da macaíba dão-nos noticia de haver falecido,ontem, na avançada idade de mais de oitenta anos,após prolongados padecimentos, o venerando e respeitável cidadão, nosso prestimoso amigo Manoel Joaquim Freire, pai dos nossos distintíssimos amigos Desembargador José Teotônio Freire, coronel Manoel Mauricio Freire e o major João Elísio Freire.                     Artigo-Anderson tavares.

FONTE:  Ascendentes e descendentes  de Teotônio Freire- TEOTÔNIO FREIRE: FRAGMENTOS DE UM LEGADO - LIVRO- pagina,51,52,53. Ano 2012.         

2 comentários: