Manoel Mauricio Freire de macedo

7 de janeiro de 2013

BIOGRAFIA DE AUTA DE SOUZA.


 Auta de Souza nasceu em    Macaiba, então arraial,depois Cidade do Rio Grande do Norte a 12 de setembro de 1876, magrinha,calada, de pele clara, um moreno doce à vista como veludo ao tato.Era filha de ELOY CASTRICIANO DE SOUZA,desencarnado aos 38 anos e de Dona HENQUETA RODRIGUES DE SOUZA,desencarnada aos vinte e sete (27) anos, ambos de tuberculosos.Antes dela ter completado três anos ficou orfã de mãe e aos quatro anos de pai.A sua existência, na terra foi assinalada por sofrimentos acerbos. Muito cedo conheceu a orfandade e ainda menina,aos dez anos,assistiu a morte de seu querido irmão IRINEU LEÃO RODRIGUES DE SOUZA,vitimado pelo fogo produzido pela explosão de um lampião de querosene, na noite de 16 de fevereiro de 1887.Auta de Souza e seus (04) quatro irmãos foram criados em Recife no velho sobrado do Arraial, na chácara, pela avó materna Dona SILVIA MARIA DA CONCEIÇÃO DE PAULA RODRIGUES,conhecida carinhosamente por Dindinha e seu esposo FRANCISCO DE PAULA RODRIGUES, que desencanou quando Auta tinha (06) seis anos.
Antes dos doze (12) anos, foi matriculada no colégio vicente de paula, no bairro da estância, onde recebeu carinhosa acolhida por parte das religiosas francesas que o dirigiam e lhe ofereceram primorosa educação:Literatura,Inglês,Musica,Desenho e aprendeu a dominar também o frances, o que lhe permitiu ler no original: Lamartine,Victor hugo,Chateubriand,Fénelon.De 1888 a 1890, a jovem Auta de Souza,recita verseja,ajuda as irmãs do colégio,aprimora a beleza de sua fé, na leitura constante do Evangelho.

Aos 14 anos, ainda no secundário Estância, em1890, manisfestaram-se os primeiros sintomas da enrmidade que lhe roubou, em plena juventude, o viço e foi a causa de sua morte,ocorrida na madrugada de 07 de fevereiro de 1901 - quinta -feira à uma hora e quinze minutos, na cidade de Natal,exatamente com vinte e quatro(24) anos, 04 meses e 26 dias de idade.Os médicos nada puderam fazer.Auta de Souza foi sepultada no cemitério do Alecrim e em 1906, seus restos mortais foram transladados para o jazigo da familia, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Macaiba,sua terra Natal.O forte sentimento religioso e mesmo a doença não impediram de ter uma vida absolutamente normal em sociedade.

Era católica, mas não submissa ao clero.Ela não se macerou, não sarjou de cilicios a pele, não jejuou e jamais se enclastou. Era comunicativa, alegre,social.A religiosidade dela era profunda, sincera, medular, mas não ascética,mortificante,mistica.Seu amor por jesus Cristo, ao Anjo da guarda, não a distaciaram de todos os sonhos das donzelas:Amor,lar,missão maternal.Com 16 anos, ao revelar o seu invulgar talento poético,enamorou-se do jovem promotor público de Macaiba, João Leopodino da Silva, com duração de apenas um ano e poucos meses. Dotada de aguda sensibilidade e imaginação ardente dedicava ao namorado amor profundo,mas a turbeculose progredia e seus irmãos convenceram-na a renunciar. A separação foi cruel, mas Auta apenas para Auta. O promotor não demonstrou a menor reação...É verdade que gostava de ouvi-la nas festas caseiras e declamar com sua belissima voz envolvente,aveludada e com ela dançar quadrilhas e valsas, mas não era homen indicado para amar uma alma tão delicada e sonhadora como Auta de Souza.Faltava-lhe o refinamento esperitual para perceber o sentimento que extravasava através dos olhos meigos da grande Poétisa.

Essa sucessão de golpes dolorosos, marcou profundamente sua alma de mulher,caracterizada por uma pureza cristalina, uma fé ardente e um profunfo sentimento de compaixão pelos humildes, cuja miséria tanto a comovia.Era vista lendo para as crianças pobres, para humildes mulheres do povo ou velhos escravos, as páginas simples e ingênuas da " História de carlos magno", brochura que corria os sertões, escrita ao gosto popular da época.A orfandade da Poetisa ainda criança, o desencarne trágico de seu irmão, amoléstia contagiosa  e a frustação no amor esses quatros fatores amalgamados à forte religiosidade de Auta de Souza levaram-na a compor uma obra poética singular na história da literatura brasileira " O horto", seu único livro, é umcántico de dor ,mas, também de fé cristã. A  primeira edição  do horto saiu do prelo em 20 de junho de 1900.
O sofrimento veio burlar a sua inata sensibilidade,que transbordou em versos comovidos e termos,ora ardentas, ora tristes,lavrados à sombra da enfermidade, no cenáriob desolador do sertão de sua terra.Em 14 de Fevereiro de 1936, houve  a instalação da academia Norte-Rio-Grandense de letras, com a poltrona XX, dedicada a Auta de Souza.
Livre do corpo, totalmente desgastada  pela enfermidade.Auta de Souza,irradiando luz própria ,lucida e gloriosa arcou vôo em direção à Espiritualidade Maior.Mas a compaixão que sempre sentira pêlos sofredores fez com que  a poetisa  em companhia de outros Espiritos caridosos ,visitasse, constantemente a crosta da terra.Foi através de Chico Xavier, que ela, pela primeira vez revelou sua identidade,transmitindo sua poesias enfeixadas em 1932 na primeira edição do " PARNASO DE ALÉM TÚMULO", lançado pela Federação Espirita  Brasileira .
Rm sua existência fisica,Auta de Souza foi a AVE CATIVA que cantou seu anseio de liberdade o coração resignado  que buscou no cristo o consolo  das bem-aventuranças prometidas aos aflitos da terra. Além do túmulo, é o pássaro liberto e feliz que, tornado ao ninho  dos antigos infortúnios, vem trazer  aos homens a mensagem de bondade eesperança, o apelo à FÉ e a CARIDADE,indicado o rumo certo para a conquista da verdadeira vida.
A campanha de fraternidade Auta de Souza,edealizada pelo companheiro Nimpho de Paula Corréa e aprovada em 03 de fevereiro de 1953, pelo departamento de Assistência Social da Federação Espirita do Estado de São Paulo então dirigido pelo saudoso confrade José Gonçalves Pereira, é uma bela Homenagem á nossa grande e querida Auta de Souza.
                                       
                                                          Escola Estadual Auta de Souza

                                                                  Foto-Juscio
                Casa onde nasceu Auta de Souza/Macaíba/RN. Hoje é a Escola Estadual Auta de Souza.               
                                                        Manoel Mauricio freire de Macedo.
                                                                 PESQUISADOR..
            .


Um comentário:

  1. Obrigada por nos trazer informações tão preciosas da vida de nobre personalidade, cujo nome empresta ao meio espírita para a campanha do Kilo, e que desconhecia, confeço.
    Walkiria Crivelli

    ResponderExcluir