Manoel Mauricio Freire de macedo

16 de janeiro de 2013

MACAIBA,RN 135 ANOS - SÍNTESE HISTÓRICA I

CAPELA DA SOLEDADE 
                                                              
Como unidade politico-administrativo Macaíba não existia em 1645,a não ser os sítios Ferreiro Torto e Uruaçu. Além dos português, mestiços e indios.É a fase dsa lutas ferozes entre os colonizadores lusitanos invasores Holandeses.Os Indígenas e os escravos que trabalhalavam na agricultura rudimentar,exploração de engenho, da pecuária,etc.
Segundo Câmara Cascudo só a partir do final do século XVIII o nome coite se presume ter parecido para designar a pequena Vila emergente,Cujo proprietário foi o português Francisco Bandeira,Instalado no florescente Engenho do Ferreiro Torto. O outro engenho de açúcar foi o dos Guarapés,Fundado por Fabrício Gomes Pedroza que em 1855 mudou o nome Coite para Macaíba,uma imponente palmeira existente em pontos diversos de sua propriedade.
Mas,somente em 27 de outubro de 1877,pela lei número 801,a vila foi elevada a categoria de Município
Macaíba e São Gonçalo viveram desde os primórdios em permanente disputa,ora um sendo Município,ora outro sendo vila até que,em 1959,São Gonçalo se tornou definamente ,Municipio independente.
Entretanto, o fator mais importante a destacar nessa fase primitiva é que não havia eleições,politica organizada,nem vida social.Tudo era controlado pelos grandes fazendeiros e donos de engenhos que ditavam as leis.Era o poderio econômico dos mais fortes sobre os mais fracos.Porém,é invejável a contribuição desses senhores de engenho através de braço escravo para a econômica do Municipio. O engenho dos Guarapés,por exemplo,exportava os seus próprios produtos derivados de cana para países da Europa através de pequenos navios cargueiros que navegavam pelos rios Jundiaí e Potengi.
Um destaque especial foi a criação da freguesia pela lei número 815 de 07 de Dezembro de 1877 sob a invocação de nossa Senhora da Conceição,em 1858 foi lançada a pedra fundamental da igreja pelo Major Fabrício Pedroza.A cerimonia foi assistida pelo vigário de Natal,Padre Bartolomeu da Rocha Fagundes. A Construção parou e só teve prosseguimento em 1882, sob a direção do Missionário Frei José Antonio Maria Ibiapina.A matriz foi concluída e teve benção solene , no dia 08 de Dezembro de 1882, dia da Padroeira.
Nasceram nesse período em Macaíba  Auta de Souza poetisa maior no Rio Grande do Norte; o seu irmão Henrique Castriciano de Souza,ex deputado ,vice-Governador,fundador da escolar doméstica;Augusto Tavares de Lira ,Governador,Ministro de Estado,Senador, João Chaves que nasceu no Solar Ferreiro Torto,Professor de Direito,jornalista e parlamentar;Alberto Maranhão,Governador do Rio Grande do Norte duas vezes ,três vezes deputado Federal;Augusto Severo Maranhão,reverenciado em todo Mundo,inventor do Balão Pax,parlamentar,irmão de Alberto Maranhão;Otacílio Alecrim,escritor,poeta articulista.
Começar o século xx e com ele o reinado do Partido Republicano. tendo a frente no Estado a figura de Pedro Velho de Albuquerque Maranhão.
Em Macaíba assume a liderança desse partido a Família Freire,capitaneada pelo Cel. Manoel Mauricio Freire,conhecido carinhosamente por Neco Freire que imperou por quase meio século na politica do Município que,aquela época,abrangia São Gonçalo,São Paulo do Potengi,São Pedro.Elmo Marinho,Riachuelo,Bom Jesus,Caiada e Serra Caiada. Macaíba se limitava com Santa Cruz,Desse período de efervescência politica,Social e comercial,podemos destacar em tópicos até a revolução de 1930, o seguinte:


a) A feira de Macaíba criada do final século passado,era a maior do Estado.Ela tem hoje mais de um século;
b)As principais industrias eram a refinação do açúcar Moreno de propriedade do Cel Mauricio Freire,A fabrica de Cigarro 15 de novembro, Do Major Antonio Andrade,Líder da Oposição;
c)As farmácias eram duas a de José Augusto Costa e a Modelo de Leonel Freire;
d)O comércio de lojas e armazéns eram de: Alfredo Adolfo Mesquita,Chico Cúrcio,Baltasar Marinho,Ismael e Euclides Ribeiro e Aureliano Medeiros, que projetou e financiou a primeira ponte de Macaíba,construída em 1904 e o Cais de pedra do rio Jundiaí por onde era operacionalizado o comércio de Natal;
e)Existiam duas bandas de Música na cidade que expressavam as duas correntes politicas conflitantes: a do Cel. Mauricio Freire e a do Major Antonio Andrade, da Oposição;
f)A primeira amplificadora surgida foi fundada por Gustavo Lima e a segunda era da prefeitura que funcionou no antigo mercado restaurado em 1920, muito antes do que foi recentemente demolido e construído em 1953 pelo Prefeito José Maciel.
g) Na vida social da cidade havia o Club Sete fundado por Alcides Varela perto da porte e frequentado pela sociedade local.Com o comércio ativo a Mesa de Renda chegou a Macaíba em 1926. O transporte para Natal era feito pelo Rio Jundiaí através de lanchas Julita I e II do Mestre Antonio,Depois veio João Lau.
h)Dois partidos se engalfinhavam os penhistas ( seguidores de José da Penha adversário de Pedro Velho) e o partido Republicano que mandou até a revolução de 1930, de Getúlio Vargas.Eram Penhistas Andrade e os Mesquitas e Republicanos o Cel. Manoel Mauricio Freire, o seu filho Teodorico Freire e seu Sobrinho Almir Freire.
i) Com a morte do grande Lider Manoel Mauricio Freire,em 1927 subiram ao poder o Major Andrade e os novos políticos emergentes que foram Prefeitos,interventores,intendentes; tais como,João Meira,Tenente Agripino,Cap. Gadelha, Pedro Dantas,Alfredo Mesquita Filho,Major Genésio Lopes,Antonio Lucas, Até a fase da redemocratização em 1946.Com a queda de Getúlio Vargas. Com a nova constituição Federal em vigor surgiu a primeira eleição democrática,sendo eleito prefeito Luiz Cúrcio Marinho e vice Magnum da Fonseca Tinoco e Alfredo Mesquita Filho Deputado Estadual constituinte inaugurava-se uma nova fase politica, ficando para trás os lideres do Governo revolucionários, o partido Republicano e surgiram partidos novos como o PSD a UDN e PTB etc. FONTE: JORNAL DE HOJE - 2002.


"É triste pensar no fato de que a natureza fala e os seres humanos não a escutam"
Victor Hugo,escritor.



Um comentário:

  1. Olá Manoel Maurício!!!... Aplausos para tantos depoimentos e biografias ousadas e inteligentimente citadas e louvo até seus desabafos pela coragem, pela garra e pela bravura que lhe é peculiar más, não esquecendo que tem também pessoas que fizeram parte da história de Macaíba como o Senhor ((( ZÉ CAÍCO ))), o meu pai. Estás de parabéns e pela ousadia de ir fundo na história de Macaíba e trazer a tona tão bons acervos.

    ResponderExcluir