Manoel Mauricio Freire de macedo

9 de janeiro de 2013

O ENGENHO DO FERREIRO TORTO - MACAIBA-RN.



Construído no século XVII,inicialmente tinha o nome de Engenho Potengi, e foi o segundo Engenho de cana -de-açúcar a ser erguido no Rio Grande do Norte. Não durou muito devido à má qualidade de suas terras para a produção de cana-de-açúcar. Pertenceu a Francisco Coelho,segundo as sesmarias concedidas ao mesmo de 1602 a 1611 ( Revista do instituto histórico e geográfico do Rio Grande do Norte,sob os números 42,194,143 e 171, Volume VII.
Foi nesse local onde se deu a primeira matança de colonos depois da ocupação Holandesa em 1630. Os Holandeses,ajudados pelas ferozes tribos dos Jauduis e estimulados pela perversidade do Capitão Calabar,atacaram o engenho, onde vitimaram o Cap. Francisco Coelho e toda sua família além de 60 pessoas que nele havia se refugiados praticando ali todos atos de selvagerias.
Após o assalto ao Ferreiro Torto,seguiu-se o terrível massacre de cunhaú em 1634 por Jacob Rabi.A Região permaneceu desabitada por vários anos.Em 1845, o Cel. Estevam José Barbosa de Moura herdou a propriedade do Ferreiro Torto.Dois (02) anos depois,em 1847, o Cel. Estevam derrubou as antigas construções de taipa existentes, e construiu o atual casarão,denominando-o de Solar do Ferreiro Torto.
O Cel. Estevam Moura era também dono do casarão que atualmente é o Solar Caxangá, onde residia nesse local. O Ferreiro Torto era utilizado nos finais de semana.
O Historiador Tavares de Lira faz referências ao ferreiro torto no seu livro " História do Rio Grande do Norte",Ferreiro Torto é hoje o nome de um engenho situado à margem direita do rio Jundiaí e a pequena distância de Macaíba. É possível que o primitivo engenho não tivesse sido construído no mesmo lugar do atual,mas devia ficar nas imediações" ( 87-88). No final da segunda metade do século XIX, o ferreiro torto foi vendido e passou a ser proprietário da família  Vasconcelos Chaves, onde nasceu em 1875 o notável penalogista Dr. João Chaves. Anos depois, o ferreiro Torto passou novamente a pertencer a outro Francisco Coelho, que procedia de Macau.
No inicio do século passado, a propriedade pertenceu a Bruno Pereira, vale destacar o capitulo " A vida na fazenda ferreiro torto", do livro gira mundo  de autoria de Aécio Pereira de Souza, filho do Sr. Bruno Pereira. O nome ferreiro torto,segundo afirma Aécio, teve origem em um coqueiro muito alto e torto, que existia bem próximo à porteira da fazenda, e quase em baixo desta árvore um ferreiro havia mortado a sua tenda e oferecia os seus serviços aos tropeiros, que por ali passavam e tinham necessidades de corrigir as ferraduras dos seus animais.
Na década de 1920, o rio Potengi vinha até ao antigo cais próximo ao sobrado da casa grande e era possível navegada fazenda até o cais do passo da pátria,em Natal.
Era com certeza, a propriedade mais bonita e que oferecia melhores condições de utilização dos recursos naturais da região. O terreno  era coberto por extensa floresta de mata atlântica, em que parte ainda permanece conservada.Havia também o canavial que abastecia o engenho, a plantação de mandioca que fornecia matéria-prima para o fabrico da farinha e nos seus pomares frutas variadas de sabor inigualáveis. O último proprietário do Solar do Ferreiro Torto foi a viúva Machado. Na década de 1980, o Solar foi restaurado para se tornar a sede do poder executivo Municipal, o que infelizmente, modificou a estrutura original do prédio.Nos dias atuais,o solar do ferreiro torto,tombado pela Fundação José Augusto,guarda em seus aposentos a História do Município de Macaíba.

          
O CORONEL ESTEVAM JOSÉ BARBOSA DE MOURA NASCEU EM TAIPU/RN,EM JANEIRO DE 1810.FOI DEPUTADO PROVINCIAL NOS BIÊNIOS 18401-1841,1842-1843 E 1844-1845,CHEGANDO A VICE PRESIDENTE DA PROVÍNCIA DO RIO GRANDE DO NORTE, DE 06 DE JULHO A 04 DE DEZEMBRO DE 1841; DE 31 DE MARÇO A 31 DE MAIO DE 1842 A 07 DE JULHO DE 1843. FALECEU NA CIDADE DE MACAÍBA EM 02 DE DEZEMBRO DE 1891.
                              MANOEL MAURICIO FREIRE DE MACEDO
                                                   PESQUISADOR                       

   
                  

10 comentários:

  1. Parabéns pela reportagem, interessante e desta forma o conhecimento da história pode chegar ao conhecimento de muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela reportagem, possibilita trazer a historia desta cidade ao conhecimento de todos.

    ResponderExcluir
  3. é bom saber que a nossa cidade tem um historia muito bonita pena que não tem muitas pessoas que acha isso bem eu achei seu trabalho muito bonito é interesante boa sorte no seu trabalho!!!{alice emanuelly}♥

    ResponderExcluir
  4. Sou de mossoró,e visitei o Engenho de Ferreiro Torto, conheci toda a historia!, achei um maximo sua reportagem sobre o local. parabens.

    ResponderExcluir
  5. morei em macaiba,mas so hoje conheci parte de sua historia só me falta visitar o ferreiro torto,amei tudo que comheci até agora.

    ResponderExcluir
  6. Vou fazer um artigo de opinião para defender o tombamento do Ferreiro Torto como patrimônio histórico cultural, é um trabalho da escola e preciso muito de ajudar. Se alguém puder, por favor me ajudem. Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o Solar do ferreiro torto já não é tombado? O que tenho sobre o solar é só isso ai. Procure Anderson tavares,ele vai lhe explicar melhor!

      Excluir
  7. muito massa vei adorei , qualquer dia desse vou ai de novo

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de dizer que venho visitando um pouco dessa cultura de Macaíba e venho me apaixonando cada vez mais. E por sinal este lugar é admirável e chocante.Espero poder conhecer

    ResponderExcluir