Manoel Mauricio Freire de macedo

25 de janeiro de 2013

MANOEL MAURICIO FREIRE - PERFIL DE UM LÍDER.

Chefe politico por quase meio século.Era grande proprietário de terras e maior criador do Municipio. Na segunda década deste século,cerca de mil 1.000 rezes nas três fazenda de sua propriedade.Também era industrial único a produzir o vinho de de jabuticaba na Cidade.Era irmão do desembargador José Teotônio Freire e desfrutava de excelente conceito como politico.Austero e integro,possuia um carisma que consolidou seu dominio,por meio século consecutivo.Foi prefeito por cinco vêzes  em sua terra Macaiba. A Familia Freire pontificava a fina flôr da Sociedade Macaibense na politica e na cultura. Além de ser o centro das decisões do Municipio.Após o falecimento do Grande Lider Manoel Mauricio Freire,em 1927, sucedeu-se na liderança em Macaiba o comerciante Alfredo Adolfo Mesquita,avô do atual e expressivo Lider Valério Mesquita.
FONTE: FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO - MACAIBA -LIVR0 ANO 1983,pg 92.
A PECÚARIA:
A criação de gado no Municipio teve seu encremento com Manoel Mauricio Freire,Torguato Justino e Olimpio Jorge Maciel. No final do século XIX, Mauricio Freire importou os primeiros exemplares de puro sangue,vindos do sul do país,havendo introduzindo,no Estado, o gado hereford,que não logrou êxito em razão de fatores climáticos.Mas na década de vinte,introduziu a variedade "turina"-mestiço holandeses de coloração preta,desenvolvida em portugal - objetivando,com ela aumentar a produção leiteira,que expandiu-se pelos os sertões do estado. Somente no periodo da segunda foi que a pecuaria potiguar recebeu a participação das raças indianas,das raças,Gir,nelore e guzerat,cujos  primeiros exemplares vieram para macaiba ,padrear os rebanhos de Enoch Garcia,Antonio Almeida de Macedo(avô deste bloguista),Torguato Justino e das fazendas Jundiai e rockfeler.FONTE: Macaiba - livro,pg,37  - ano 1983.Fundação José Agusto.


 INDÚSTRIA:
A industria Macaibense surgiu com a extração de pedra granitica das terras ribeirinhas do Cel Manoel Mauricio Freire- propriedade denominada"Canavial". Esse produto era transportado para natal por via fluvial e, com ele, foi calçada quase toda natal na década de trinta. Depois ,registra-se o descaroçamento de algodão que se manteve até os anos cinquenta,com a firma João Câmara, quando sofreu consideravel declinio,ressurgindo com a empresa Nóbrega e Dantas. A fabricação de vinho de jaboticaba na "refinação" de Manoel Mauricio Freire; a fabricação de cigarros do major Andrade,cuja produção era exportada para natal. O beneficiamento de couro, pela empresa de Olimpio Jorge Maciel;extração e beneficiamento de cera da carnaúba,na propriedade "canaubinha", de Torguato Justino,exportada para fora do Estado.FONTE: MACAIBA - LIVRO,pg,41 - ANO 1983- Fundação José Augusto.



AVICULTURA:
Merece registro  o feito de macaiba ser o berço da avicultura do Estado do Rio Grande do Norte,através da Escola prática de agricultura, hoje escola agricola de jundiai.pg,48.

"Não há nada mais terrivél do que quando a ignorância  é ativada"  

Tombar é inscrever em um livro - O livro do tombo - que determinada propriedade seja pública ou privada,móvel  ou imóvel, foi considerada de enteresse social, submetida, a partir da dai, a um regime peculiar que objetiva a proteje-la contra a destruição,abondono, ou utilização inadeguada,quer dizer, sobre o bem passa  incidir um regime especial de tutela pública.FONTE: M.M.F.M.- PESQUISADOR.



Nenhum comentário:

Postar um comentário