Há quase doze anos, os polítticos de Macaiba entregavam de mãos beijada o poder a familia Cunha. Por falta de projetos, imaginação politica e sem conhecimentos em gestão pública. Muitos deles também não estavam nem ai para o bem estar do cidadão e tão pouco preocupados com o desemvolvimento da cidade. Eles tiveram duas grandes oportunidade de ter o poder de volta. No primeiro mandato de Fernando, no segundo ano do seu governo, que apareceu um dossiê com fortes indícios de alguma coisa grave que condenava o prefeito. Na época foi um grande reboliço que aconteceu na cidade, muitos dos vereadores dizendo nos quatro cantos da cidade que iriam fazer o impeachment do prefeito e que o vice Gilberto Nogueira iria assumir o governo. Depois de uns três dias nesse reboliço todo, o Presidente da Câmara juntos com a maioria dos vereadores foram a Natal para uma reunião a porta fechada com Governador Fernando Freire, Dep. Alexandre Calvacanti e algumas das lideranças de Macaiba. Depois dessa reunião, nem o presidente da câmara nem os vereadores quiseram mais falar nesse assunto. O que será que aconteceu nessa reunião para que eles desistisse pelo não afastamento do prefeito?
Depois de um ano do tumulto, volta novamente outro reboliço com a mesma conversa. Agora, com outro presidente da câmara empossado, e com dois dossiê contra o prefeito Fernando Cunha. Dessa vez o movimento foi muito mais forte do que o primeiro, eram vereadores gritando abraçando uns ao outros, rindo pelas ruas da cidade, dizendo que Fernando não era mais o prefeito. O vice prefeito Gilberto Nogueira, bastante emocionado foi chamado urgentemente a natal para uma conversa com uma das lideranças de Macaíba, chegando lá, o quase prefeito foi orientado a comprar um terno para posse, e o futuro prefeito respondeu que já tinha o terno. Nesses mesmos dias tumultuados houve o casamento da filha do presidente da câmara, onde todos foram convidados, inclusive o quase já excluído do poder Fernando Cunha. Final da história; Fernando saiu do casamento pela madrugada rindo seguro de que não perderia mas o cargo. Já Gilberto Nogueira que não foi ao casamento, não aguentando ansiedade, pressão, com a certeza da posse como Prefeito no dia seguinte e já chamando a sua esposa Socorro Nogueira de primeira dama, foi dormir logo cedo. Gilberto acordou cedo e sem entender nada do que tinha acontecido durante toda madrugada continuou como vice. Até os dias de hoje, pelo menos nem um cidadão comum de Macaíba nunca tomou conhecimento dos conteúdos desses dossiês, que tirava Fernando e entrava Gilberto como chefe do poder e macaíba. Será que se o vice fosse outro e não Gilberto Nogueira, eles teriam tirado o poder dos cunhas?
Em qualquer cidade neste País é assim mesmo que funciona à politica dos oportunistas.
Em qualquer cidade neste País é assim mesmo que funciona à politica dos oportunistas.
Fernando sem saber fazer um discurso pedindo vinte, trinta reais a um e a outro para abastecer o único palanque dos Cunhas. Isso foi ou não foi um presente de grego? Macaíba acabou e tá sendo administrado por gente de fora.
O culpado da cidade tá passando por isso é de algumas lideranças da cidade que insistem em botar gente para disputar um cargo na majoritária que não tem capacidade para administrar a cidade.
Porque a dez ou quinze anos atrás, nunca pensaram e entraram em um consenso no nome do Médico Olímpio Maciel.Pelo menos nesses períodos nunca vi nem ouvi alguém cogitando o nome dele para concorrer a cargo nenhum. Esse era o homem que seria um digno representante a altura e que Macaíba precisava. Mas aqui em Macaíba parece que existe um critério para ser escolhido a uma chapa na majoritária, como ter desviado alguma coisa de alguém de algum lugar, ou ser fácil de ser manipulado pelas lideranças.
Com a aprovação da Lei da ficha limpa que vai acontecer agora em meados do mês de março, é o que a maioria de nós brasileiros estamos esperando que essa lei passe logo e venha a vigorar, para que os sugadores do dinheiro do povo sejam banidos do serviço público. E com afastamento dos fichas sujas em Macaíba para chapa majoritária, e a atual prefeita terminando o seu segundo mandato, abre-se uma janela uma esperança no futuro para os políticos da cidade. Essa lei sendo aprovada, Macaíba volta a sonhar com o retorno do poder, tendo grandes chances de eleger um politico filho da cidade. Aos políticos filhos da cidade: O que esses políticos de macaíba tem que fazer desde de já, é fazer um projeto politico não para agora, em cima de um nome e colocá-lo em evidência para a população conhecê-lo. E depois, o eleitor é que vão resolver se esse nome é digno e vai merecer a confiança e o voto deles. Talvez em 2016, tenhamos o retorno ao poder de um macaibense. Dependendo do candidato, minha pessoa poderá contribuir com o voto para que esse retorno venha a ser concretizado.Publicado no SenadinhoMacaiba-11/2011
TWITTER:@MACEDOFREIRE1
Manoel Mauricio Freire de Macedo
autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário